Youtube
Instagram
Facebook
Menu
Fechar
unhas
As unhas falam

O nosso corpo está sempre nos dando dicas do que se passa com ele próprio e, assim, podemos notar quando há algum problema. Entretanto, o que poucos sabem que é as unhas também nos possibilitam avaliar o estado de saúde geral.

Elas são compostas por queratina dura que possuem como principal função a proteção das extremidades dos dedos das mãos e dos pés. Além disso, as unhas também podem revelar déficit de nutrientes e até doenças mais graves. Por isso a importância de saber identificar e tratar o problema.

Veja também:

Características de unhas saudáveis

Unhas saudáveis têm coloração rosada, são transparentes e com a lúnula (porção mais branca) visível na porção proximal.

No entanto, quando as unhas apresentam aspecto quebradiço, frágil e descamativo podem ser sinal de anemia ou carência de vitaminas e minerais. Como, por exemplo, ferro, zinco, vitamina C, vitamina B12 e ácido fólico.

Alertas

A descamação é um dos primeiros indícios de fraqueza. Por isso, se não tratada, acaba resultando em quebra.

Já as linhas transversais podem ser indicativas de má nutrição, insuficiência renal ou aparecer até mesmo depois de quimioterapia. Além disso, as linhas longitudinais são comuns em indivíduos idosos e também podem indicar artrite e doenças vasculares.

Agora se você sofre com quebra é preciso ficar atento. Essa ação revela o grau mais grave de fragilidade ou déficit nutricional. Bases fortalecidas com vitamina B5 e aminoácidos aumentam a resistência de imediato. No entanto, a falta de nutrientes só pode ser resolvida com suplementos por via oral. “Os mais comuns são cálcio, vitamina D e albumina.”, esclarece o nutrólogo Dr. Bruno Takatsu.

Tratamentos

A boa notícia é que é possível ter unhas fortes e bonitas através de mudanças nos hábitos e cuidados diários. Por exemplo, manter as cutículas bem cuidadas, dar um tempo nos esmaltes por, pelo menos, 10 dias no mês, fazer uso de hidratantes e evitar a exposição prolongada à água e detergentes.

O dermatologista Dr. Alberto Cordeiro (CRM 125.757) destaca ainda a importância de manter hábitos alimentares saudáveis. “Como as unhas são constituídas de queratina, que é uma proteína e nossa principal fonte de proteína para o organismo é a dieta, é importante consumir alimentos como ovo, peito de frango, amêndoas, brócolis, carne e peixes.”, esclarece.

Marque uma consulta e conheça nossos protocolos de tratamentos.

Fonte: Revista Glamour

COMENTÁRIOS
Comentários  (0) Comentário(s)
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HŌRAIOS
FONES: 11 3842-2323 | 11 3842-2626 – WHATSAPP: 11 97181-1101 – RUA DIOGO JACOME, 468 – VILA NOVA CONCEIÇÃO – SÃO PAULO – SP – CEP.: 04512-001 Clique aqui para obter a rota Waze - ATENDIMENTO@HORAIOS.COM.BR

Site by Miss Lily
WhatsApp chat