Youtube
Instagram
Facebook
Menu
Fechar
Câncer de pele: sinais que você não pode ignorar

O câncer de pele representa hoje mais de 30% de todos os casos de câncer no Brasil. São cerca de 180 mil novos casos, todos os anos. Com esses dados a Sociedade Brasileira de Dermatologia faz um alerta a população, principalmente nessa época do ano, em que a exposição ao sol é mais intensa. O autoexame pode detectar precocemente o aparecimento de lesões suspeitas em nosso corpo.

 

“O indivíduo que tem conhecimento do ABCDE, nossa referência no autoexame, certamente tem mais facilidade para acompanhar os sintomas cutâneos do corpo e diminuir o risco de tumores malignos.”, explica o dermatologista Alberto Cordeiro (CRM 125.757)

 

Mas você sabe o que são as regras do ABCDE? A letra “A”, do ABCDE, é Assimetria. O paciente pode observar se a pinta, ao ser dividida em duas metades, tem estas metades simétricas. Caso tenha um formato irregular, é uma suspeita. A letra “B” é para cuidar as Bordas da lesão, pois toda pinta deve ter suas bordas lisas. Pintas com bordas recortadas, como um mapa, podem ser suspeitas. A letra “C” refere-se às Cores da pinta. O “D” é o Diâmetro dos sinais, considerado com maior risco quando está maior que 0,6 cm. A última orientação é a letra “E”, de Evolução. Uma pinta que evolui progressivamente precisa ser investigada por um especialista.

 

O tempo é um fator determinante no tratamento. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais superficial é a doença e com mais chances de cura. O especialista (RQE 50 383) recomenda que o autoexame seja feito na pele toda semana, sempre de olho em pintas e lesões que apareçam pelo corpo. E essa orientação também vale para as pessoas de pele negra.

 

Para seguir as regras do ABCDE, concentre-se destas dicas:

  • Para facilitar o exame do couro cabeludo, separe os fios com um pente ou use o secador para melhorar a visibilidade. Se houver necessidade, peça ajuda a alguém.
  • Preste atenção nas mãos, inclusive entre os dedos.
  • Examine seu rosto, principalmente nariz, lábios, boca e orelhas.
  • Levante os braços para checar axilas, antebraços, cotovelos, virando dos dois lados, com a ajuda de um espelho de alta qualidade.
  • Foque em pescoço, peito e tórax. As mulheres também devem levantar os seios para prestar atenção aos sinais onde fica o sutiã. Veja também a nuca e por trás das orelhas.
  • De costas para um espelho de corpo inteiro, use outro para olhar com atenção ombros, costas, nádegas e pernas.
  • Sentada, preste atenção à parte interna das coxas, bem como a área genital.
  • Na mesma posição, verifique os tornozelos, o espaço entre os dedos e a sola dos pés.

Marque uma consulta e conheça os tratamentos dermatológicos indicados para o seu tipo de pele.

COMENTÁRIOS
Comentários  (0) Comentário(s)
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HŌRAIOS
FONES: 11 3842-2323 | 11 3842-2626 – WHATSAPP: 11 97181-1101 – RUA DIOGO JACOME, 468 – VILA NOVA CONCEIÇÃO – SÃO PAULO – SP – CEP.: 04512-001 Clique aqui para obter a rota Waze - ATENDIMENTO@HORAIOS.COM.BR

Site by Miss Lily
WhatsApp chat