Youtube
Instagram
Facebook
Menu
Fechar
Óleo de rícino: o escolhido da vez

Há décadas usado com fins medicinais e terapêuticos, o óleo de rícino se mostra cada vez mais versátil. Além do seu tradicional efeito laxativo, o extrato oleaginoso tem mostrado excelentes efeitos na pele, unhas e cabelo e, por isso, é o novo queridinho das celebridades.

Também conhecido como óleo ou azeite de mamona, o óleo de rícino é extraído das sementes da mamona, fruto comum no cerrado brasileiro. Seus benefícios estão ligados à presença do ácido ricinoleico que, junto à vitamina E, proteínas e ômega 6 e 9 tem alto poder hidratante. “O óleo de rícino é muito usado para hidratar os fios, melhorar o fortalecimento e, se aplicado no couro cabeludo, tem poder de controle da oleosidade e da caspa.”, ensina o dermatologista Alberto Cordeiro (CRM 125.757)

O óleo é tão benéfico para os fios que vem ganhando espaço como componente principal de muitos produtos para cabelos secos e quebradiços. “Se você quer fortalecer o crescimento dos fios deve aplicar no couro cabeludo, massageando o óleo diretamente na região, com os fios secos e depois proceder com a lavagem e o condicionamento.”, explica Cordeiro (CRM 125.757). O óleo de rícino também pode ser usado para hidratar a fibra capilar, misturando o óleo no shampoo, no condicionador ou em uma máscara. O tricologista (RQE 50383), no entanto, faz uma ressalva para que os cabelos não fiquem com o aspecto pesado. “Geralmente, os óleos são muito umectantes. Particularmente, não recomendo lavar o cabelo, aplicar óleo e não enxaguar.”

Pele

As vitaminas e minerais do óleo de rícino também são extremamente benéficos para a hidratação da pele. O óleo de rícino tem ação fungicida e bactericida e é capaz de desintoxicar, relaxar e regenerar a cútis. Por isso, é tão recomendado para amenizar cicatrizes, acne, estrias e dermatites.

Mas como usar? “Após o banho, para criar uma camada protetora na pele e fazer com que ela não perca água durante o dia e fique ressecada. Isso é essencial pois a cútis umidificada permite a ação hidratante do composto.”, destaca Cordeiro (CRM 125.757)

O óleo de rícino ainda é excelente para tratar calos, ressecamentos e rachaduras. Procure besuntar os pés após o banho e deixe-os cobertos com uma meia. Em apenas uma semana já é possível notar a melhora.

Se você quiser saber mais informações sobre o óleo de rícino, agende uma consulta e conheça os demais tratamentos dermatológicos indicados para o seu tipo de pele.

COMENTÁRIOS
Comentários  (0) Comentário(s)
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HŌRAIOS
FONES: 11 3842-2323 | 11 3842-2626 – WHATSAPP: 11 97181-1101 – RUA DIOGO JACOME, 468 – VILA NOVA CONCEIÇÃO – SÃO PAULO – SP – CEP.: 04512-001 - ATENDIMENTO@HORAIOS.COM.BR

Site by Miss Lily