
Sabe aquela vermelhidão no rosto, que aparece às vezes sem nenhuma causa, ou logo após tomar um drink ou comer algo apimentado? Ela tem nome: rosácea.
A rosácea é uma doença inflamatória de pele crônica. Seus sintomas envolvem vermelhidão na pele e lesões inflamadas, especialmente nas bochechas, nariz, testa e queixo. Ela afeta mais os adultos entre 30 e 50 anos, e, embora as mulheres sejam mais suscetíveis, os homens desenvolvem as formas mais graves da doença.
Diversos fatores estão envolvidos nas causas do aparecimento da rosácea, mas os mais importantes são: predisposição genética, alterações emocionais e hormonais, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, uso de bebidas alcoólicas, medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes e ingestão de alimentos muito quentes.
O tratamento indicado para a rosácea varia de acordo com o grau de evolução do caso, com o objetivo de deter ou, quando possível, reverter o quadro.
“Os tipos de tratamentos estão entre tópico (local), sistêmico (com antibióticos por via oral) ou cirúrgico utilizando laser, eletrocirurgia e dermoabrasão. O importante é evitar os fatores de risco que favorecem a manifestação da rosácea.”, explica Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista e tricologista.
Confira algumas dicas importantes a seguir:
– Evite exposição ao sol e mudanças bruscas de temperatura.
– Fique atento e relacione os alimentos que ingeriu e o uso de cosméticos ou de produtos à base de corticoesteróides com os episódios de rosácea.
– Use sempre protetor solar.
– Não tome banho nem lave o rosto com água muito quente.
E ao primeiro sinal de alteração na pele do rosto, como vermelhidão e inchaço, agende uma consulta médica e conheça nossos tratamentos.
Hōraios Estética