fbpx
Posted on / by horaios / in Blog

Acne Cística

A acne cística é uma das mais graves formas de acne vulgar, que atinge principalmente os adolescentes mas também pode se manifestar na vida adulta.

Ela é caracterizada por pústulas vermelhas e inchadas, com inflamações profundas que costumam atingir diversas camadas da pele. Geralmente apresentam pus e são dolorosas, o que acaba causando estresse emocional e queda da autoestima.

“Quando a acne cística apare em grande quantidade é indicado o uso de antibióticos ou isotretinoína, além dos cuidados tópicos. Cremes com ácido em suas composições e medicamentos para diminuir a quantidade de queratina produzida pela pele também são uma alternativa. Mas antes de qualquer coisa, é muito importante que o paciente consulte um médico para descobrir qual a melhor abordagem para se livrar das inflamações.”, explicou o dermatologista, Dr. Alberto Cordeiro (CRM 125.757)

A acne é causada por um entupimento dos poros da pele por células mortas, impurezas e excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. O tipo cístico, em geral, é provocado por alterações hormonais e predisposição genética. Além disso, alguns cuidados inadequados com a pele e com o corpo também pioram o quadro de inflamação. “A dieta com grande presença de açúcar, carboidratos e leite tende a piorar o quadro de acne pois são alimentos com alto teor inflamatório.“, alerta Dr. Alberto (CRM 125.757)

Sendo uma forma severa de acne, o tratamento não é simples e envolve medicamentos de uso tópico e muitas vezes oral. “Não são pequenas as chances da acne cística causar cicatrizes na pele, pois o organismo entende essa espinha como um problema e a ataca causando uma resposta inflamatória muito intensa. Toda essa atividade para destruir a acne pode também danificar a derme e deixar sinais permanentes. No consultório médico, alguns procedimentos como o uso do laser, peelings, microagulhamento e até o preenchimento local são indicados para suavizar as marquinhas.”, contou o dermatologista (CRM 125.757)

Agende um horário e descubra qual a melhor abordagem para o seu problema de pele.

Tags:
× Como podemos te ajudar?