fbpx
Posted on / by horaios / in Blog

Como se proteger dos efeitos do sol

Como o verão está quase aí e as temperaturas já começaram a subir devemos reforçar nossa proteção contra os raios solares. Mas será que você sabe escolher qual o produto mais adequado para proteger a pele da exposição aos raios solares?

UVA, UVB, FPS são tantas as siglas que resolvemos dar uma ajuda para você não errar na hora da compra. Vamos lá:

Radiação UVA e UVB

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e pode provocar diversas alterações como bronzeamento, o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e o aparecimento de tumores benignos ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.

A radiação UVA penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer de pele (cerca de 90% dos tumores de pele se localizam nas áreas expostas ao sol). Já a radiação UVB é mais intensa entre 10 horas e 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.

Um fotoprotetor eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB.

Fator de Proteção Solar (FPS)

É o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem deixar a pele vermelha. Por exemplo, quando se usa um filtro solar com FPS 15, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.

Protetor x Bloqueador

O protetor solar age absorvendo as radiações solares e as transformando em luz visível, que é inofensiva para a pele. Combate os efeitos nocivos tanto dos raios UVA, responsáveis pelo aparecimento de rugas, manchas e envelhecimento precoce da pele, como os UVB, famosos pela vermelhidão e sensação de ardência da pele.

Já o bloqueador inibe quase que totalmente a penetração do sol na pele, impedindo sua agressão. Por conter em sua fórmula óxido de zinco e o dióxido de titânio, o bloqueador garante uma proteção mais efetiva por refletir por completo a radiação solar.

Marque um horário e descubra os procedimentos que podem ajudar a manter a pele saudável durante toda a estação mais quente do ano.

Tags:
× Como podemos te ajudar?