Cuidados especiais com a pele na menopausa
A menopausa modifica o funcionamento do corpo feminino, incluindo pele, cabelo e unhas. Temidas por todas as mulheres, as alterações na pele do rosto têm como responsáveis os hormônios que mantêm a elasticidade e o tônus. Com a baixa do estrogênio, principal responsável pelas características femininas, a pele fica mais seca, fina e sensível.
A boa notícia é que, com alguns cuidados, é possível retardar os efeitos do envelhecimento. E muitos deles começam em casa. “Uma pele mais saudável começa com um estilo de vida saudável.”, explica o dermatologista Dr. Alberto Cordeiro (CRM 125.757). Dê preferência a alimentos frescos, em vez de processados, ricos em vitaminas A, C e E (encontradas em vegetais e frutas coloridas) e ácidos graxos como o ômega-3 (encontrados em peixes como salmão e sardinha).
Movimente-se. A boa circulação também é importante. Por isso, mantenha-se fisicamente ativo por pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias da semana. E evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Tome banhos rápidos e quando sentir a pele mais seca hidrate-a com cremes à base de retinol, que suporta a produção de colágeno; ácido hialurônico e glicerina, que ajudam a manter os níveis de umidade e niacinamida, que tem propriedades anti-inflamatórias capazes de aliviar a irritação. O ideal é fazer a aplicação com a pele ainda úmida, para que os óleos do corpo junto ao hidratante possam bloquear a água que ainda está na pele, promovendo uma hidratação extra.
Se você estiver em busca de tratamentos dermatológicos: os procedimentos com laser são indicados para amenizar manchas no rosto; peelings químicos e preenchimentos ajudam a repor as perdas provocadas pelo envelhecimento. Outra alternativa é o uso da toxina botulínica que suaviza marcas de expressão. Já para reposição da perda óssea, preenchedores com ácido hialurônico ou bioestimuladores de colágeno podem dar uma sustentação à face.
Agende um horário e conheça nossos procedimentos.
Hōraios