fbpx
Posted on / by horaios / in Sem categoria

8 dicas para ter mãos e pés mais macios nesse inverno

[:br]

Quando falamos em cuidados diários de beleza, quase sempre esquecemos de dar atenção à duas regiões que usamos o dia todo: nossas mãos e pés. Apesar de estarem em constante movimento, a pele dessas áreas é sensível e se resseca com facilidade, ainda mais no inverno.

Ao ficarem ásperas, rachadas e porosas, o ressecamento intenso pode resultar, inclusive, em dores e feridas nas mãos e pés, principalmente se a região que você mora for bem seca e gelada, ou se a sua rotina exige que você mecha com produtos agressivos todos os dias.

Por isso, não tem jeito, o melhor caminho é evitar o ressecamento tomando alguns cuidados sempre que possível. Quer deixar suas mãos e pés sempre macios e hidratados? Dá uma olhada nessas oito dicas infalíveis para adotar no seu dia-a-dia.

Proteja-se ao usar produtos de limpeza: sempre que for usar produtos químicos, como cândida e amoníaco, o melhor é colocar luvas de limpeza. Mesmo protegidas, indica-se também lavar bem as mãos com sabonete neutro ao fim da faxina e aplicar uma loção hidratante logo em seguida.

Aposte nos sabonetes hidratantes: seja em barra ou em líquido, eles são imprescindíveis para manter a integridade da sua pele, principalmente se forem à base de manteiga vegetal. Esse tipo de sabonete específico ajuda a formar uma barreira protetora na sua pele contra as agressões do dia-a-dia, diminuindo, inclusive a incidência de alergias.

Hidrate as mãos imediatamente após a lavagem: qualquer produto de limpeza retira os lipídeos da pele (principalmente os detergentes), prejudicando sua função de barreira protetora e aumentando o ressecamento e rachaduras. Hidratantes ou óleos ajudam a recuperá-la rapidinho.

Tenha um hidratante na bolsa: a hidratação constante é fundamental para manter a pele das mãos e pés longe de rachaduras e alergias. Por isso, tenha sempre por perto um creme à base de ureia ou manteiga de karité e reaplique cada vez que sentir as mãos secas ou porosas.

Faça cuidados noturnos: tão importante quanto os cremes que você passa pela manhã, invista em hidratantes mais oleosos para hidratar mãos e pés antes de dormir. O truque para fazer com que o produto tenha um efeito ainda maior é envolver as duas regiões do corpo com meias e luvas ou até com plástico-filme e dormir assim durante toda a noite. Essa cobertura aumenta a temperatura do corpo, ampliando a penetração dos ativos.

winter-health-shutterstock

Passe protetor solar todos os dias: melanomas (manchas escuras na pele) só costumam aparecer depois de um longo tempo de exposição solar e são mais comuns em regiões como as mãos, colo, rosto e braços. Por isso, o uso do protetor solar é fundamental, mesmo durante o inverno. Produtos mais oleosos podem ser usados à vontade na região das mãos já que aumentam a hidratação, além de protegerem a região dos efeitos nocivos dos raios UV.

Cuidado com a água quente: quanto mais quente a água, maior o ressecamento da pele uma vez que a alta temperatura retira mais facilmente a oleosidade natural não só das nossas mãos e pés, mas também do couro cabeludo e do resto do corpo. A dica é um verdadeiro desafio, mas se você puder tomar banho com água morna à fria, mesmo no inverno, melhor.

Beba muita água: toda hidratação começa de fora para dentro, por isso é todo dermatologista recomenda a ingestão de pelo menos dois litros de água todos os dias. Assim, a água atinge todas as áreas do organismo, eliminando aquela aparência de pele pregueada, principalmente das mãos e pés. E se sentir que ambas as regiões já estão porosas e ressecadas, uma boa dica é fazer uso do ácido hialurônico injetável, em cápsula ou em creme para dar um boost de força e viço à beleza do corpo e rosto.

Aposte nas esfoliações caseiras: no inverno principalmente, elas não devem ser tão frequentes já que a pele das mãos e pés ficam naturalmente mais sensíveis e se arranhadas podem vir a machucar. Entretanto, uma vez ou outra recomenda-se preparar a mistura de mel e açúcar e passar pelas áreas rachadas antes de dormir para tirar o excesso de pele morta. Só não se esqueça de passar uma boa quantidade de hidratante nas duas extremidades e cobri-las com luvas e meias. Pele ressecada nunca mais!

Horaios Estética[:]

Tags:
× Como podemos te ajudar?