fbpx
Posted on / by horaios / in Blog

Envelhecimento capilar

Assim como a pele, os cabelos também envelhecem com o tempo, e os sinais da idade vão além do aparecimento dos primeiros fios brancos. O processo de envelhecimento do cabelo começa normalmente a partir dos 40 anos, quando as madeixas passam por transformações na textura.

Com a contribuição de químicas de alisamento e coloração, a vida útil dos fios diminui e sua espessura muda, tornando-se fino e ralo. Além disso, começam a aparecer sinais de ressecamento e quebra. Os efeitos do sol, da água quente, escovação e química também alteram o aspecto dos cabelos, deixando-os opacos, principalmente nas pontas.

A boa notícia é que testes genéticos conseguem determinar os cofatores que levam a perda da massa capilar. Por meio deles, dá para saber se o principal fator inflamatório é a poluição que atinge o couro cabeludo, se são as falhas nutricionais ou a tendência a oleosidade e alergias.

Mas para o  tricologista Dr. Alberto Cordeiro (RQE 50383) a prevenção ainda é o melhor tratamento. “Ter boa qualidade de sono, horários equilibrados, uma boa alimentação, além de evitar todas as doenças de couro cabeludo, como caspa e psoríase, que aceleram o processo de envelhecimento local, contribuem para cabelos saudáveis por mais tempo.”

Em alguns casos há ainda indicação de reposição de vitaminas B7 ou B8, que podem ser encontradas em alimentos como gema de ovo, cereais integrais, amendoins e nozes. Essa reposição pode ser feita por meio de suplementos ou aplicação tópica. “Produtos de tratamento e finalização que contêm essa substância podem ajudar no processo de crescimento e, assim, prevenir a queda.”, completa o especialista (RQE 50383).

Manter o couro cabeludo sempre limpo é outro passo fundamental. Tratamentos de desintoxicação  ajudam na remoção dos resíduos da poluição, da água com cloro e flúor, de shampoos e condicionadores com ingredientes derivados de petróleo, que aceleram a velocidade da atuação dos radicais livres.

Agende um horário e descubra qual o melhor tratamento para o seu tipo de cabelo.

 

Hōraios

Tags:
× Como podemos te ajudar?