Posted on / by Thiago / in Blog

Já conhece o DIU? Saiba mais sobre este Procedimento.

O DIU consiste em um contraceptivo, que é inserido no útero para evitar uma gravidez indesejada.

Existem três tipos diferentes do DIU, o de cobre, o de prata e o hormonal, mais conhecido como Mirena.

Ambos são considerados métodos contraceptivos seguros, mas por apresentarem diferenças relevantes, alguns fatores precisam ser levados em consideração na hora de escolher o tipo mais indicado para o perfil de cada mulher.

DIU de Cobre
O dispositivo de cobre é livre de hormônios e sua contracepção ocorre por um revestimento de fio de prata corado com cobre. É indicado para mulheres que não querem fazer uso de hormônios sintéticos ou que não podem receber progesterona, como portadoras de câncer de mama, o DIU de cobre, que é livre de tais substâncias. O DIU de Cobre tem duração média de 10 anos.

DIU de Prata
Este DIU não é novo no mundo, mas é o único anticoncepcional intrauterino que combina cobre e prata, ou seja, o DIU de prata, na verdade, também contém cobre. A combinação dos dois elementos tem o intuito de diminuir a fragmentação do cobre no organismo (evento raro), e por isso, o medicamento promete aumentar sua eficácia e diminuir a chance de intensificar o fluxo e cólica menstruais (sintomas comuns nas usuárias do DIU de cobre). A duração do DIU de Prata também é diferente, sendo de 5 anos ao invés de 10 anos como o de cobre.

DIU Hormonal ou Mirena
Esse dispositivo é revestido pelo hormônio levonorgestrel, e evita a gravidez porque afina o endométrio e altera o muco cervical, fazendo com que o ambiente íntimo seja hostil à fecundação. É indicado para mulheres que sofrem com cólicas e fluxo menstrual intenso. Ele também é indicado para mulheres que não desejam menstruar ou possuem condições que são agravadas com o ciclo, como endometriose e adenomiose, que causa atrofia do endométrio. O DIU Hormonal é eficaz por 5 anos.

Aqui na Hōraios a Dra. Marcela, nossa ginecologista, realiza os procedimentos de forma rápida e segura. Tudo pensando no conforto da nossa paciente que almeja agilidade e bom atendimento!

Tags:
× Como podemos te ajudar?