fbpx
Posted on / by horaios / in Sem categoria

Dicas para não deixar seus cabelos envelhecerem antes da hora

[:br]

Pouca gente sabe, mas assim como a nossa pele, os cabelos também envelhecem um pouquinho a cada dia. É verdade que a mudança não é tão visível – é muito mais fácil notar manchas e pintinhas no rosto e corpo – mas nossos fios passam, sim, por um processo de envelhecimento constante. Aliás, não apenas um, mas dois: aquele como consequência da nossa pele (couro cabeludo), que deixa de produzir colágeno e elastina em quantidades abundantes e também através do distanciamento (crescimento do cabelo) do couro cabeludo, que é quando o comprimento do cabelo vai perdendo sua conexão com a proteção natural da raiz.

Parece complicado, né? Mas eu explico: são várias questões internas que modificam a estrutura dos fios. O sol, o vento, a má alimentação, o contato constante com cloro da piscina ou água salgada, processos químicos, stress… tudo isso alinhado à processos físicos, como secador, chapinha, babyliss e escova, além da química das escovas progressivas, alisamentos e colorações, fica impossível querer que os cabelos se mantenham firmes e fortes, principalmente se a gente não repor os nutrientes perdidos diariamente.

Aliás, sabia que os cabelos sofrem mudanças diferentes de acordo com a nossa idade e fase de vida? Dá uma olhada nessa linha do tempo:

– Dos 11 aos 17 anos: os hormônios estão uma loucura e quem sobre as consequências são a pele do rosto e cabelo. O couro cabeludo fica mais oleoso, os fios mais secos e quebradiços. O ideal é lavar o cabelo todos os dias, com shampoo que controle a oleosidade, além de evitar processos químicos, chapinha e babyliss.

– Dos 18 aos 29: a mudança é significativa! Os fios ficam mais grossos e seus cabelos, mais volumosos. Nessa fase, atingimos os cabelos dos sonhos: bonitos, fortes e brilhantes. Nota-se, também, um pouco de queda capilar e o aparecimento de fios brancos. Precisa shampoos que trabalhem com a saúde dos fios.

– Dos 30 aos 49: com a forte presença dos fios brancos, os cabelos vão recebendo uma grande quantidade de química e, claro, ficam mais frágeis. Por isso, é fundamental fazer sessões de hidratação e consumir vitaminas próprias para a saúde da pele e cabelo.

– Dos 50 aos 60: a menopausa traz mudanças hormonais que afetarão inclusive os cabelos. Os fios ficam mais finos e com episódios intensos de queda. Portanto, invista em tratamentos de reposição dos nutrientes ao couro cabeludo e fios, estimulando a circulação sanguínea. Certifique-se de manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de água e exercícios físicos regulares. E sempre que puder faça máscaras de hidratação (caseiras ou de salão) para revitalizar as madeixas.

– A partir dos 60 anos: mais brancos, os cabelos agora estão mais ressecados, finos e sensíveis. Portanto, é fundamental usar produtos específicos para fios brancos e investir na hidratação. Uma vez mais sensíveis, não se esqueça de proteger seus cabelos dos agentes externos, como sol e vento, usando chapéus e lenços.

Abaixo, 10 dicas pra ter o cabelo sempre saudável a qualquer idade:

1. Nunca durma de cabelo molhado.
2. Faça máscaras de hidratação caseiras deixando-as agir sobre os fios de 10 a 15 minutos.
3. Na hora do banho prefira água morna ou fria.
4. Mantenha uma distância de 10 cm entre sua cabeça e o secador.
5. Siga um estilo de vida saudável, consumindo principalmente frutas e verduras.
6. Evite usar mais de uma vez por semana aparelhos como chapinha e babyliss.
7. Sempre que possível, dilua seu shampoo e condicionador em água.
8. Use máscara capilar duas vezes por semana.
9. Ao terminar de lavar os cabelos, faça um último enxágue com água mineral.
10. Nada funciona melhor do que uma boa sessão de hidratação nos fios a cada 15 dias em salões especializados. A Horaios Estética oferece várias opções de tratamentos para deixar seus cabelos mais fortes e saudáveis.


Hōraios Estética

[:]

Tags:
× Como podemos te ajudar?