Posted on / by horaios / in Blog

O que você precisa saber (e ter) para deixar seu cabelo saudável

Se você acha que lavar (com qualquer produto) e secar seus cabelos é o suficiente para deixá-los bonitos e saudáveis, você achou errado. Para seus fios ficarem sedosos, brilhosos e com aquele aspecto saudável, é preciso ir além.

Antes de apresentarmos nossa seleção campeã de produtos para você deixar seus cabelos ~daquele jeito~, nós reunimos algumas dicas para você levar consigo na rotina de cuidados capilares. Caso você não saiba, por exemplo, usar bonés com moderação é bom para não acentuar caspa e suor, não deixando assim a região oleosa.

A caspa, inclusive, é uma doença crônica e congênita, que é provocada pela produção de sebo nas glândulas sebáceas. O problema é mais frequente entre homens por conta de fatores genéticos e até diferença hormonal.

Uma alimentação saudável e equilibrada também é primordial para a saúde de suas madeixas, melhorando, também, a aparência delas. Uma dieta com proteínas de origem animal e/ou vegetal, frutas, laticínios, verduras (de preferência as de cor verde escura, que carregam maior quantidade de ferro) e legumes é de bom tom para atingirmos esse objetivo.

Ah, outro ponto importante: evite banhos quentes. O ideal é que a temperatura da água varie entre morna e fria, evitando, assim, o ressecamento e até perda dos fios. A água quente, além desses problemas citados, favorece a produção de mais óleo, e assim pode estimular o surgimento de caspas.

Abaixo, vão outras dicas:

Deixe o gel para lá

Esse produto deixa os fios ressecados, suscetíveis a quebra – e ainda afeta o seu crescimento. Tudo isso por conta do álcool presente no gel, uma vez que ele facilita a evaporação do líquido garantindo uma fixação mais rápida.

Ao invés do gel, opte por ceras, pomadas e ceras modeladoras. Elas não danificam o cabelo e ainda possuem um aroma mais agradável.

Mantenha seu cabelo sempre cortado

Além da aparência, cortar suas madeixas regularmente estimula a maleabilidade, a maciez e o brilho delas.

Atente-se à frequência da lavagem

Se você tem couro oleoso, é preciso que lave-o diariamente para evitar o acúmulo de oleosidade. Caso seja seco seu couro, é bom evitar higienizar com tanta frequência, pois isso pode deixar seu telhado ressecado e quebradiço.

Outros fatores

Além dos cuidados acima citados, há outros fatores que podem prejudicar nosso cabelo, inclusive ajudando na sua queda. De acordo com o Dr. Igor Manhães, o estresse é um destes fatores: “pode levar a uma mudança das fases de crescimento do folículo, levando à queda excessiva nesse período”, diz o dermatologista, que completa: “pacientes com tendência genética importante para alopécia podem sofrer uma quantidade de perda que não será totalmente recuperável”.

Mas, calma. Nem tudo está perdido. Há produtos que podem auxiliar na manutenção dos fios. “O shampoo não trata o folículo, mas pode tratar o fio, o cabelo em si, dando mais força e hidratação. Fórmulas energizantes e hidratantes têm que ser indicadas para cada tipo específico de cabelo”, conta o Dr. Igor.