Posted on / by horaios / in Blog

O uso da toxina botulínica e os efeitos em seu olhar

botox e seus benefícios. A toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria – Clostridium Botulinum. Essa bactéria é a mesma que causa a doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença. A toxina é aplicada nos músculos, principalmente os da face, e provoca o relaxamento da região.

O botox para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.

De acordo com o dermatologista Alberto Cordeiro (CRM 125.757), apesar de existirem sete tipos diferentes da toxina (do A a G), apenas a toxina botulínica tipo A está aprovada para uso estético. A aplicação, feita em consultório, é rápida, e os resultados começam a aparecer nas primeiras 48 horas. “O efeito anti-idade que proporciona é fundamental, pois evita o aparecimento de rugas estáticas, enfraquece progressivamente os músculos, sendo necessário aplicar cada vez menos quantidade, durando cada vez mais.”, destaca o especialista (RQE 50 383).

Após a aplicação do botox não é necessário fazer repouso, mas é ideal que nas horas seguintes não se pratique exercícios físicos e nem massageie ou esfregue o local. A duração da aplicação varia entre 3 a 4 meses, mas há casos em que o resultado pode se estender por até 6 meses. Deve existir um intervalo mínimo de 3 meses entre cada aplicação.

Após o procedimento podem surgir pequenos hematomas devido a introdução da agulha na pele, que pode perfurar vasos sanguíneos, mas que serão logo absorvidos pelo organismo. O procedimento é geralmente bem tolerado pelos pacientes, mas se você tem sensibilidade, pode ser utilizada uma pomada anestésica ou gelo para minimizar o desconforto local.

Para saber mais informações sobre o procedimento agende uma consulta e conheça também nossos outros tratamentos dermatológicos para a harmonização facial.

Tags: