fbpx
Posted on / by horaios / in Sem categoria

Selagem térmica capilar: fios restaurados e sem frizz

[:br]

Novidade nos salões de beleza, a selagem térmica capilar surge como a mais nova alternativa para devolver a saúde e o brilho dos cabelos. Apesar de estar no mercado há algum tempo, ele passou a se tornar mais popular em 2016 e agora é um dos procedimentos estéticos mais procurados no país, principalmente por ter a queratina como sua maior arma de restauração.

Para que serve a selagem térmica capilar
Sua função é fechar as cutículas dos fios, o que ajuda a diminuir o frizz e manter o cabelo mais disciplinado e sem volume. Quem tem cabelos levemente ondulados pode apostar nessa técnica, inclusive, para deixar os fios mais lisos. Seu poder levemente “alisante” não vai formol, uma vez que alisar não é o principal objetivo da selagem, mas sim hidratar e devolver a força e o brilho ao cabelo.

O poder da queratina
É graças a ela que a restauração dos fios danificados acontece uma vez que ela, além de reconstruir a aparência original das madeixas, ainda devolve o brilho, a macies e a saúde do cabelo. Por isso esse tratamento é tão indicado para quem tem os fios quimicamente tratados, seja com luzes, descoloração, tintura ou alisamento ou até mesmo para quem não tem química mas sente constantemente a agressão de fatores externos, como água do mar, cloro ou excesso de sol. Afinal, todos esses fatores ressecam e dão um aspecto elástico e poroso aos fios, precisando de uma reconstrução imediata.

Como fazer a selagem térmica capilar
Apesar de bem simples de fazer, a selagem térmica capilar é feita em diferentes etapas e exige atenção.

O primeiro passo é lavar o cabelo com shampoo de limpeza profunda, eliminando impurezas e química, além de abrir as cutículas dos fios. Em seguida, aplica-se o produto selante e, então, o processo de fechamento das cutículas, com a ajuda do secador ou chapinha.

Para alcançar melhores resultados é fundamental distribuir bem o produto por todo o cabelo na hora da aplicação e não esquecer nenhuma mecha quando passar a chapinha nos cabelos. Confira abaixo o passo a passo:

1. Lave o cabelo com shampoo antirresíduos;
2. Tire o acesso de água com uma toalha;
3. Aplique o selante se certificando de espalhar bem o produto por todo o cabelo;
4. Seque o cabelo com a ajuda de um secador potente;
5. Passe a chapinha por todo o cabelo, desde a raiz, mecha por mecha;
6. Lave o cabelo, retirando o produto;
7. Aplique um protetor térmico e finalize secando os fios com secador e, em seguida, chapinha.

Com tantas etapas, é fundamental que você tenha tempo de sobra antes de começar a selagem térmica capilar, uma vez que nenhum dos passos pode ser pulado. Dependendo da quantidade e comprimento do cabelo, você vai gastar, em média, 1h30 sempre que repetir o procedimento.

selagem-termica-capilar-2

Cuidados, contraindicações e dúvidas frequentes
Uma vez que ela indicada tanto para cabelos quimicamente tratados, quanto para fios virgens, mas de alguma forma desgastados, não é preciso tomar nenhum cuidado especial antes de fazer a selagem térmica capilar, a não ser lavar muito bem o cabelo com shampoo antirresíduos.

Após a selagem, continue usando produtos da mesma linha dos utilizados no tratamento, assim você garante efeitos mais duradouros e nem pense em passar por novos procedimentos químicos, como alisamentos ou tinturas pelas próximas duas semanas, no mínimo.

Quem sofre de caspa, coceira, ou tem o couro cabelo sensível, deve pensar duas vezes antes de fazer a técnica, uma vez que essas condições tendem a piorar se em contato com altas temperaturas, como a do condicionador e chapinha.

7508-les-methodes-pour-bien-lisser-vos-cheveu-1200x630-1

Assim como a tintura e a progressiva lembre-se que esse é um tratamento que também pode causar reações alérgicas, por tanto o melhor é fazer um teste de contato, aplicando uma pequena quantidade do produto na pele (pode ser no pulso ou na nuca) e esperar pelo menos 48 horas até ter certeza que nenhuma reação alérgica se manifesta. Se notar uma coceira ou feridas no local, cancele já a selagem térmica nos fios.

Quanto as contraindicações, mulheres grávidas, que estejam amamentando, pessoas propensas a alergias de contato ou crianças com medos de 10 anos não devem passar por esse processo.

Mulheres orgulhosas dos seus cachos devem pensar duas vezes na hora de fazer a selagem térmica capilar uma vez que, mesmo não sendo esse o intuito, a técnica promove a redução do volume e do frizz nos fios, deixando seus cachos mais soltos e baixos.

Quanto à frequência, experts não recomendando que a selagem seja repetida excessivamente. O ideal é que ela seja refeita a cada três meses uma vez que o abuso do produto pode ter efeito contrário, deixando o cabelo mais grosso e com aspecto poroso, exatamente aquilo que você não quer.

Horaios Estética[:]

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como podemos te ajudar?